Resenha - Delírio

Autor(a): Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 352
Avaliação: ☆ ☆ ☆ ☆ 

Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Minha Opinião:

 Lauren Oliver uma autora em destaque muito bem comentada que escreveu também Antes que eu Vá. Delírio é o primeiro volume de uma trilogia e também o primeiro livro da autora que tenho a oportunidade de ler (gente eu ganhei na promoção do Livros & BláBláBlá fiquei tão feliz *-*). Uma trilogia distópica que tem como pano de fundo o amor.
Protagonizada por Lena, uma garota prestes há completar 18 anos e realizar a tão sonhada Intervenção – processo que cada pessoa ao completar 18 anos é obrigado a passar, a cura do amor de qualquer chance de amar. Porem o que ela não esperava era descobrir-se amando a  menos de um mês de sua intervenção.

"Achavam que amar era algo sublime. Mas isso foi antes de encontrarem a cura."

   O interessando deste enredo que é ele não trata somente do amor entre casais mais de qualquer tipo de amor. O amor é uma doença  - Amor Deliria Nervosa - . As pessoas após a Cura não são mais as mesmas, é como robôs projetados pelo governo. As pessoas não se abraçam não se beijam, não sorriem espontaneamente. O amor entre mãe e filha não existe. Porem há pessoas que resistem a Cura e mesmo após a intervenção é capazes de amar, a mãe de Lena é um caso, levando ela a ser criada com muito amor e carinho “por trás das cortinas”, pois os Simpatizantes do amor são presos, mortos e maltratados.
   A história possui personagens marcantes e apaixonantes, como Hana a melhor amiga de Lena e Alex a quem desperta Lena para o Amor. Gostei muito de Alex e estava sempre torcendo por ele. Seu jeito simpático, sarcástico, o riso disfarçado, é apaixonante. Lena é uma protagonista interessante, sendo medrosa em uns pontos, porem quando a coragem se faz necessário ela esta lá. Uma garota forte, capaz de suportar grandes provações. É impressionante ver todo o desenvolvimento que acontece com Lena, a maneira como ela amadurece e acorda para a vida, literalmente!

“Melhores amigas há mais de dez anos e, no fim, tudo acaba na ponta de um bisturi, no movimento de um laser pelo cérebro e em uma faca cirúrgica brilhante.”

  Realmente não sei se conseguirei passar tudo o que o livro significa para esta resenha, são muitos pontos que você só entendera lendo. Mais enfim, a escrita de Lauren é uma coisa sublime, que flui de maneira surpreendente, a leitura é rápida, os fatos bem detalhados. O livro é lindo graficamente, parabéns a Intrínseca pelo capricho com a obra.
  O fim do primeiro livro como todos que possuem uma sequenciam, tem um final eletrizante que faz do próximo volume: Pandemônio, leitura mais que obrigatória. Quero Muiiito!

Já leram Delírio? Comentem *-*


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Da autora eu já li Antes que eu Vá e Adorei!
    Delírio já esta na minha listinha de desejados e sua resenha me faz desejar ainda mais...Haha

    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Cura para o amor? Que estranho! Mais interessante.
    Já ouvir falar muito de Antes que eu Vá, mais Delírio este eu ainda não conhecia,.

    Bjs e Adorei seu Blog.

    Julia

    ResponderExcluir
  3. Marília Silva de Morais18/08/2012 10:35

    Ganhei esse livro da minha sogrinha e ainda não tive tempo de ler!! Amei sua resenha, amiga!! Agora fiquei com ainda mais vontade! rsrs...

    Bjks
    Marry
    http://www.asaventurasdeumabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir