Resenha - O Casamento


Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 224
Avaliação: ☆ ☆ ☆ ☆ 

Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a espos apaixonar-se por ele novamente.


Minha Opinião:

   O Casamento é como se fosse uma continuação de Diário de uma Paixão, sem necessariamente ser uma continuação, ficou confuso? A história deste novo livro é sobre Wilson Lewis casado há quase 30 anos com a Jane que é filha de Ellie e Noah Calhoun, casal tão famoso no primeiro livro. O único personagem presente em O Casamento é Noah hoje um  viúvo de quase 90 anos, um romântico incurável. Eu apesar de desejar ler primeiramente a história de Ellie e Noah, não consegui resistir e decidi me aventurar em O Casamento.
   A história é totalmente compreensível para você que como eu não leu o “primeiro volume”, o autor relembra fatos existem na história de Noah e isto ajuda a você não ficar perdido. Apesar de ainda não ter conhecido a linda história de amor de Ellie e Noah, consegui me emocionar com os relados de Noah, um homem bem humorado e acima de tudo; romântico, um grande personagem.
   Wilson é um homem que dedicou sua vida a carreira, com objetivo de conquistar dinheiro para que sua esposa e filhos pudesse ter uma vida confortável. Sendo um homem prático, de pés no chão e muitas vezes tímido, não entende como pode ser escolhido pela doce Jane. Sua dedicação à carreira hoje lhe concede um único prejuízo, seu casamento parece estar vivendo uma difícil crise. Ele percebe que não dedicou o devido tempo a sua mulher e filhos. Percebe que Jane sofre com sua falta de romantismo, afinal ela cresceu em um lar onde demonstrar sentimentos era perfeitamente normal.

"Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente." 

   Após esquecer o aniversário de 29 anos de casados, ele percebe que precisa fazer algo para mudar a situação e deixar de ambos viveram como estranhos dentro da própria casa. Mas apesar de tudo ele tem certeza que eu amor por ela continua intacto, porem seu medo é que ela não o ame como o amava. Com a ajuda dos conselhos românticos do sogro Noah ele começa a reconquista pelo casamento e amor de sua mulher.

“-É engraçado, mas já reparou que, quanto mais especiais são as coisas, menos atenção as pessoas parecem dedicar a elas? Parece que acham que elas nunca vão mudar. Igualzinho a está casa. Bastava um pouco de atenção e ela nunca teria ficado tão abandonada.” (Noah)  

   A história é contada em primeira pessoa por Wilson, intercalando passado e presente. Podemos ver como é hoje o casamento do casal, mas também vemos os tempos de namoro, o desenvolvimento deste amor. O decorrer da história tem um ótimo ritmo, a leitura flui de maneira impressionante, leitura realizada em apenas algumas horas.
Devo dizer que é um livro lindo, super emocionante que me arrancou lagrimas dos olhos diversas vezes. Vale lembrar que hoje em dia desenvolvi um certo “medo” pelos finais dos livros de Sparks, afinal a morte trágica sempre visita seus finais. Entretanto o autor me surpreendeu e o final só me fez chorar por felicidade. O final é de certa forma previsível ate certa parte do livro, mas depois de alguns acontecimentos mudamos de ideia, mas o autor inteligentemente consegue dar a volta no enredo e nos surpreender. Lindo!
   Recomendo este livro principalmente aos casados, pois muitos se identificarão, apesar de ser casada a 3 anos, fico imaginando meu casamento daqui a tantos anos, e acho isto um ponto interessante do enredo. (Acho que vou fazer meu marido ler para lhe dar algumas ideias românticas. Haha)

Um Super Beijo! ;)
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oi Gih, adorei a resenha! Também li o livro e gostei muito, temos a mesma opinião. É inevitável não relacionar a história com a nossa própria vida ou com os que estão ao nosso redor. Eu também tenho pouco tempo de casada, mas também me identifiquei. Eu me comovi muito com o Wilson ao longo da narrativa.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. natalia vieira06/12/2012, 12:44

    Oi, Gih!

    Este livro é demais! Já li e para mim foi uma leitura prazerosa. Concordo contigo, mesmo que eu tenha lido poucos livros do Nicholas tomei um certo ressentimento relacionado aos finais dos livros que na maioria das vezes é "infeliz" mas este foi diferente ;)

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aline T.K.M.07/12/2012, 23:07

    Tive uma primeira experiência bem meia-boca em relação ao autor e ainda não li nenhum outro livro dele além de Um Amor para Recordar. Não gostei da narrativa, achei a trama forçada, sei lá. Mas tenho aqui uns dois livros dele lançados pela Novo Conceito e darei mais uma chance, mesmo porque quero ler alguma outra coisa do Sparks p/ ver se dei azar com o livro ou se o estilo dele não combina mesmo comigo.
    bjs,
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. que lindo *-*
    Estou louca pra ler esse livro, parece ser aquele tipo de história que acrescenta positivamente na sua vida, e além disso é Nicholas Sparks né? haha'
    Quero muito esse livro *-*


    Beeeijos Gíih a resenha ficou linda *o*

    ResponderExcluir
  5. Sim Fran. Ate o momento de todos os livros de Sparks que eu li, O Casamento é o meu preferido.

    Adoreii ;)

    ResponderExcluir
  6. Foi uma doce descoberta! Um Final totalmente Feliz. Me Surpreendeu!

    ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline! O autor tem muito disso, uns são loucos fãs outros literalmente não gostam. Eu ate gosto. Sempre leio com a mente aberta para não me decepcionar muito. A Narrativa forçada, pode ser que sim, principalmente bem no inicio, mas depois flui.


    Bjs e Obrigada pelo coments ^^

    ResponderExcluir
  8. Com certeza! É um livro lindo que acrescenta muito principalmente na vida de casada.


    ^^

    ResponderExcluir