Resenha - A Sombra do Vento


Autor(a): Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 400
Avaliação: ☆ ☆ ☆ ☆ 

A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias.    Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.


Minha Opinião:

   Devo dizer que após a indicação da querida Fran do Poesias, Prosas e Algo Mais sobre este livro, eu fiquei muito curiosa e ansiosa para realizar a leitura. Por sorte a biblioteca da minha cidade o tinha disponível. "A Sombra do Vento" concorre fortemente ao cargo de melhor livro do ano. 
   Daniel Sempere próximo de completar onze anos fara uma visita a um lugar que mudara sua vida para sempre. Seu pai o leva para o “Cemitério dos Livros Esquecidos”, e como tradição o garoto devera adotar um livro para que o mesmo não volte a ser esquecido.  Por um golpe do acaso (ou destino?) Daniel escolhe “A Sombra do Vento” de Julián Carax.

"Cada livro que você lê tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece."

   Após a leitura de “A Sombra do Vento”, Daniel fascinado pela história resolve investigar o autor que todos dizem não conhecer. Quem será Julián Carax? Daniel estão descobre que o autor é um homem misterioso e que possuí um passado um tanto intrigante. E estranhamente parece existir um homem misterioso que destrói todos os livros do autor. O exemplar de Daniel pode ser o último exemplar de Carax existente. Disposto a desvendar este mistério Daniel seguira com a sua investigação pelo passado de Julián Carax. A investigação aos poucos vai envolvendo mais pessoas, e havendo muitos interesses envolvidos. Tendo como pano de fundo a antiga Barcelona, o enredo conquista uma trama misteriosa e sombria.
   Acompanhamos a evolução de um Daniel de onze anos a um homem. Vemos intrigas, romance, o primeiro amor, a fascinação pelo sexo feminino, paixão, decepção. É a vida de Daniel seguindo, e a investigação prosseguindo. A cada descoberta sobre Carax ficamos mais envolvidos pela trama e seus segredos.
   Como principal cúmplice desta aventura esta Fermín Romero de Torres, Fermín é um personagem cativante que dá humor e sarcasmo a trama. Personagem de destaque também é o Inspetor Fumero, homem digno dos grandes vilões.
   “A Sombra do Vento” com suas 400 páginas não é um livro enorme, mas devo dizer que é um livro de leitura difícil, com muitas palavras desconhecidas e estranhas. Tendo uma narrativa mais “robusta” é um livro que com certeza você demorara a realizar a leitura bem mais que muitos livros por aí de 400 páginas.
   Se você assim como eu procura um livro de mais “peso” literário, um livro interessante, uma obra sedutora que valerá cada segundo de seu momento de leitura. Uma obra grandiosa em todos os sentidos. O autor soube ligar cada fato de forma extraordinária, com toda certeza o autor despertou em mim a curiosidade de conhecer outras obras dele. Um livro indispensável aos bookholics. “A Sombra do Vento” é extremamente recomendado! Tenha a certeza que o livro é muito melhor o que a resenha propõem, eu confesso os livros fabulosos não saem com a mesma categoria nas minhas resenhas.

Leiam ;)

E Claro, FELIZ NATAL! ♥

^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário