Resenha - Um Porto Seguro


Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 414
Avaliação: ☆  ☆  ☆  ☆  ☆ 

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Minha Opinião:

  Katie muda-se para a cidadezinha de Southport, com um único objetivo; recomeçar sua vida da maneira mais invisível possível. Uma mulher cheia de segredos, com um passado que a assombra. Ela tenta seguir sua vida de maneira a não despertar muitos olhares.

 “Às vezes, começar de novo é exatamente o que uma pessoa precisa. E eu acho que é algo admirável. Muitas pessoas não têm a coragem necessária para fazer algo assim.”

   Alex é um viúvo, dono do mercado da cidade, pai de um casal de crianças, que tenta criar seus filhos da melhor maneira possível. Uma mulher misteriosa lhe chama a atenção, sua maneira discreta e simples desperta um desejo de descoberta em Alex.
   Com a ajuda de sua franca vizinha Jo, Katie perceberá o bom Alex. Mas um relacionamento amoroso é tudo o que ela não deseja para a sua vida. Entretanto com os toques de Jo e os filhos de Alex inicia-se uma relação de amizade e cumplicidade, e claro com um leve interesse amoroso.  

“Eu realmente acredito que, embora o amor possa ferir, ele também seja capaz de curar.”

   Com uma narrativa intrigante Sparks conseguiu nos fazer mergulhar em seu enredo um tanto diferente do seu estilo. Com um assunto pesado, como a violência, como pano de fundo ficamos avidas por descobrir os segredos que permeiam o livro. É um livro onde o drama está presente na maioria do conteúdo, nos deixando sempre alerta. Mas de uma maneira que somente Sparks sabe conduzir. Diferentemente de seus outros livros, não derramei sequer uma lágrima em toda a história. Porém isto não quer dizer que eu não me emocionei, sim me emocionei, me surpreendi, me intriguei, fiquei avida por certos acontecimentos, enfim. Vale lembrar que Um Porto Seguro possui uma boa dose de ação e suspense, que foi devidamente inseridos na história, dando um toque a mais.
   Livro narrado em terceira – pessoa nos possibilitando uma visão mais ampla dos acontecimentos. Com personagens cativantes, fazendo de Alex o marido ideal, a Jo uma amiga sincera, mas que somente lhe deseja o melhor, com crianças fofas.  E claro estarei mentindo se dissesse que aquele personagem não me chamou a atenção.  O homem incrivelmente contraditório, com tantas faces, um típico psicopata despertou em mim pensamentos que os outros personagens nos livros não foram capazes de criar. Porque? A realidade é cruel, aqui é um personagem fictício, mas nas ruas de cada cidade certamente deve existem alguém assim. Aquele que diz que a ama, sua pele, seu cheio, seu jeito, mas que por vezes deseja-lhe deformá-la, judiá-la. Sinceramente? Acho melhor eu parar de falar, pois já soltei spoiler demais. Hahahah
   Com um final mais que desesperado e intrigante, Um Porto Seguro nos faz roer as unhas. Mas como é Sparks o momento derradeiro é surpreendente.

Eu Indico ;)
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Mariana Guimarães12/02/2013 18:38

    OLá Gíh, Parabéns pela resenha ^^ eu também gosto quando a história é em terceira pessoa ainda mais se a história for como é o caso de "um porto seguro" cheia de segredos. obs: que capa Linda.

    beijos, Me visita?
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fran Borges13/02/2013 17:25

    Oi Gih! Parece um livro bem intrigante, realmente diferente dos demais do autor. Fiquei curiosa com o mistério. Adorei os pontos que salientou e já me encantei com Alex.

    Beijos Fran

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/02/resenha-um-olhar-de-amor-bella-andre.html

    ResponderExcluir