Resenha: Extras

Feios #4
Autor(a): Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Número de páginas: 416
Avaliação: ☆  ☆  ☆  ☆  ☆ 
Skoob

Sinopse e Resenha contém Spoiler dos volumes anteriores.
Confira a Resenha dos volumes anteriores: Especiais#3Perfeitos#2 e Feios#1


No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse — não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra — tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.

Minha Opinião:


  A serie Feios inicialmente tratada como trilogia; Feios, Perfeitos e Especiais, ganhou outro volume, sendo uma trilogia e um Extra. É interessante explicar este fato, pois neste quarto livro não encontramos o mundo ao redor de Tally Youngblood, a protagonista dos três primeiros volumes. Em Extras somos apresentados a Aya Fuse uma feia de 15 anos, além de feia é uma extra, um ser insignificante neste mundo louco da fama.
   Após os esforços de Tally o mundo se libertou da Era da Perfeição, lugar onde o que contava era a beleza física conquistados através de cirurgias do governo. Mas a beleza vinha com um preço: modificações cerebrais, a criação de um ser avoado. Humano sem pretensões,  obediente, onde tudo o que importava era ser lindo e se divertir. Isto não existe mais em Extras. Aqui conferirmos um mundo Pós Libertação, cerca de três anos após a guerra de Diego. 
   Aya vive em uma cidade Asiática na economia da reputação. O conceito é simples, quando mais famoso você for mais bens e benefícios você terá. E Aya esta cansada da sua posição vergonhosa neste ranking 451.611º. Ela precisa conseguir uma matéria boa pra valer, para que possa desfrutar dos benefícios da boa reputação.

   Sua chance parece chegar quando ela conhece “As Ardilosas” grupo de garotas famoso por atos ardilosos e por se manterem no anonimato. A matéria de Aya estoura, ela consegue chegar ao estrelato. Mas isto vem com um preço, à segurança do planeta. Pois ela acaba descobrindo mais do que desejava. 
   Ai a ação começa. Adivinha quem aparece? Ela mesma Tally Youngblood! E ela não vem sozinha, outros personagens também aparecem no decorrer da trama. É interessante observar Tally desta perspectiva, agora com cerca de 20 anos, e após todo o sofrimento e pela vida que escolheu levar, ela esta mais madura. Muito diferente, a principio é como se eu não a conhece dos outros livros, mas após algumas cenas, consegui enxergar a velha Tally.
  Aya é um pouco irritante, um pouquinho. Haha. Mas percebemos que ela só é fruto do que a sociedade criou. Acho que ela até lembra a Tally de Feios. Como personagens de destaque de Extras está Frizz, um fofo! Ren, inteligente e legal e Hiro o irmão famoso de Aya, ele é o estereótipo dos populares esnobes que nos cerca.
  Extras é como um colégio onde a menina anônima procura a popularidade, porém aqui tratado de forma futurística e com grandes consequências.
  A série vai além deste enredo interessante e diferente, deve ser compreendida de outra forma. Os quatros livros retratam a sociedade em que vivemos, é como um aviso de nossas ações e de como tudo pode acabar mal. Scott apenas retratou de forma perspicaz e por vezes irônica a nossa sociedade.

Ps: Acabou a serie! Haha. Vi que publicar várias resenhas de livros da mesma serie, pode deixar o blog repetitivo. :/
Mas espero que tenham curtido.
Bjs e Comentem ^^
  







Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Oi Gi! Não li a resenha toda pois eu tenho fé de que ainda vou conseguir ler essa série e esse extra, UHAUAHAU mas os filmes são meio caros né, e meu orçamento não tá permitindo, UHAUHAU mas assim que eu o fizer corro aqui pra dividir contigo.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  2. Oi Giih!!! Não conheço a série... só as capas, que acho muito bonitas. Adorei todas as resenhas. Ainda vou l^-los, mas no momento estou sem condições... (dinheiro haha.)

    Parabéns!!! Todas as resenhas ficaram incriveis!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Gi!
    Preciso ler todos os livros dessa série!
    Adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não lerei sua resenha pois ainda não li o primeiro, mas só de ver a publicação me deixa ainda mais curiosa. Pena eu não ter tempo.

    ResponderExcluir
  6. Eu só li feios (uglies) dessa série... apesar de ser distópica eu quero ler o resto...
    O problema é tempo sabe?
    Eu vi umas resenhas nada positivas sobre esse livro então espero não me decepcionar se alguma dia... mas amei tua resenha =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda quero ler a série, ela não me interessa tanto assim, mas todos falam bem sobre ela. Gostei das suas resenhas, essa capa é linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler os livros dessa série mais do que nunca. Parece ser muito viciante, quero muito! :D
    Preciso arranjar um tempinho e $$ extra essa série... mas são tantos livros na frente delas! aiaiai

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei especiais e extras recentemente. eu realmente tenho que ler o mais rápido possível.

    beijos da Mari
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Só eu nunca li esses livros? Num desespero pra pegar e ler que cruzes! Ainda mais que estou vendo um monte de resenhas deles. Bem bom mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Espero ler essa série em breve, já ouvi muitos comentários sobre ela, não li toda a resenha pois não li o primeiro livro então ficou um pouco confusa, vou tentar comprar o livro e quando ler venho postar minha opinião aqui.

    ResponderExcluir
  12. Não sabia desse quarto livro.
    É bem interessante também.
    O autor foi bem sagaz com essa série.

    ResponderExcluir