Resenha - Antes que Eu Vá


Autor(a): Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 358
Avaliação: ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ 


Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Minha Opinião:


   O desejo de ler Antes que Eu Vá era imenso, minhas expectativas? enormes! E incrivelmente Lauren Oliver conseguiu criar um enredo tão diferente e surpreendente que me deixou sem palavras para esta resenha. 
   Samantha Kingston tinha uma vida perfeita, tinha as melhores amigas e era popular na medida certa. Namorava o carinha que todas desejam e conseguia tudo o que queria. No dia 12 de Fevereiro ela acordou eufórica, era dia do Cupido em sua escola, ou seja, o dia de se provar o quanto se é popular. E a noite prometia, ela iria perder a virgindade com o carinho perfeito. O dia tinha a expectativa e nervosismo ao extremo.
   Naquela noite após um divertido dia de escola ela resolver ir a uma festa antes de acontecer “Aquilo”. Mas o inesperado acontece! Sam sofre um acidente de carro e morre (Não, não é spoiler)No dia seguinte ela acorda sem entender nada e vê a data piscando para si: 12 de Fevereiro. Como seria possível?, dia 12 foi ontem, a data de sua morte! Entretanto o dia vai seguindo de forma estranha e Sam tenta entender o que esta acontecendo. Desta forma se passa  7 capítulos. Em todos eles Sam acorda no dia 12 de Fevereiro e aos poucos ela vai descobrindo e entendendo que está realmente morta, mas nem tudo estava perdido.
   Suas ações sempre prejudicaram alguém, porem ela nunca parou para pensar nisso em vida, e é após a sua morte que ela analisa suas ações e suas consequências. Sim, o livro trata-se sobre Bullying e como pequenos acontecimentos podem influenciar o futuro.
   A autora soube desenvolver a história maravilhosamente bem, e nos faz pensar em nossas ações e sobre segundas chances, será que teremos? Samantha Kingston teve sua chance somente depois de morta!
   É incrível a forma que a história nos leva a pensar sobre a vida, pensar sobre nossas ações. Sobre o dia de hoje e o amanhã, e claro, sobre o fato de e se não houver o amanhã? Será que você dedicou sua vida a pessoas que mereciam, será que disse "Eu te Amo" suficiente? Será que construiu o sucesso/popularidade sem se incomodar em quem pisava durante a sua caminhada?  Confesso que me faltam palavras e não sei mais o que escrever. Antes que eu Vá é um livro surpreendente que merece ser lido e relido.

"O que estou querendo dizer é: talvez para você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre seus dedos. Tanto tempo que pode desperdiçar.
Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe."
"Você acha que eu estava sendo tola? Ingênua?
Tente não me julgar. Lembre-se de que somos iguais, eu e você.
Também pensei que fosse viver para sempre."
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Mariana Guimarães15/11/2012, 13:52

    A capa desse livro é linda e a história parece muito legal... o tipo de livro que te faz pensar nas consequências de nossas ações. amei a resenha ^^


    Beijos da Mari
    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mari!


    Livro super recomendado ;)

    ResponderExcluir
  3. Gih não consigo me imaginar lendo esse livro. Sei lá nem sinopse e nem capa me atrai :(

    ResponderExcluir
  4. Poxa, sério? Eu gostei bastante do livro, superou minhas expectativas.


    ;)

    ResponderExcluir
  5. Melhor livro que eu já lí! Bastante profundo que nos faz pensar em coisas que fazemos e coisas que as pessoas fazem ao nosso redor que poderiam ser melhoradas com um simples tchau, ou um abraço, ou um 'eu te amo'. Lindo esse livro

    ResponderExcluir
  6. Olá Renan! Seja Bem Vindo!
    Antes que Eu Vá, é justamente isso, é pensarmos nas nossas ações, e lembrarmos que não somos eternos, simples ações podem mudar tudo.
    ^^

    ResponderExcluir