Resenha: O Diario de Bridget Jones

Autor(a): Helen Fielding
Editora: BestBolso(Record)
Número de páginas: 322
Avaliação: ☆ ☆ ☆ 

Livro que inspirou o filme estrelado por Renée Zellweger. O romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma mulher solteira, de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e extrema sensibilidade. Numa demonstração de acuidade, a autora tira do cotidiano de uma balzaquiana a matéria-prima para um livro memorável.





Minha Opinião:

  Bridget Jones é uma inglesa de trinta e poucos anos, loira, solteira e “encalhada”. Seu maior desejo é arrumar um namorado, afinal seu relógio biológico continua prosseguindo. Junto com esta preocupação existem outras imensas, tais como; emagrecer os quilinhos extras que possui, parar de fumar e consumir a menor quantidade de álcool possível. É uma mulher neurótica? Sim! Ela diz para si mesma que para ser feliz não precisa de homem, mas no pensamento seguinte já se contradiz, lamenta que ninguém a ama, e por que, por que? Ela não pode ter um namorado. A personagem é bem isso, deseja ardentemente e logo em seguida faz pouco daquilo, mas seguidamente já sofre do porque não conseguir o que deseja. Uma completa contradição.
    O livro é basicamente em forma de diário, começando cada dia com informações que a personagem julga importante, tais quais; unidades de cigarros, bebidas alcoólicas, calorias ingeridas e bilhetes de loterias comprados. Mas claro que por vezes ela insere outras informações relevantes ao assunto do momento. A história começa no inicio do ano e termina no final do mesmo. 
   Bridget começa a história paquerando o chefe Daniel, uma atitude não muito inteligente. Daniel é o típico cafajeste, sem mais. Há também Marc Darcy, o mocinho, advogado de sucesso, recém-separado e gato, mas que Bridget somente o enxerga como o filhinho de mamãe. Ela só vai despertar interesse pelo mesmo nas últimas páginas.
   O Diário de Bridget Jones é um chick-lit mais antigo, lançado em 1996, foi um grande sucesso. Um livro que eu esperada um humor mais descarado, destes que me arranca-se gargalhadas, mas infelizmente não foi o que aconteceu. O livro é bom, no geral foi uma leitura normal, não detestei, mas também não adorei. Não achei o livro lá aquelas coisas, mas foi legal para passar o tempo e tal. Se tiver curiosidade, leia. Mas caso deseje um livro divertido, creio eu que este não seja o caso.
   O livro possui uma sequência que foi lançado em 1999 e os dois juntos venderam mais 15 milhões. O segundo é Bridget Jones: No limite da Razão. E existe rumores que a autora estaria pensando em lançar um novo livro da personagem. FonteA autora de Bridget, Helen Fielding dizem ser a responsável pela criação do genero chick-lit. Uall
   O livro também foi adaptado para o cinema, e dizem que o mesmo é melhor que o livro, fiquei curiosa. haha

Beijinhos ^^


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Eu já assisti ao filme e gostei muito!!! Mas nunca li os livros, adorei sua resenha, me deixou curiosa.... rrsrsrsrsrsr

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Não sei leria ele, pois não curto livros em forma de diário =s

    ResponderExcluir
  3. Eu curto os filmes,mas ainda não li os livros.


    http://leitorasdobrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li o livro e também não achei tão engraçado quanto pensei que fosse, mas mesmo assim foi uma boa leitura.
    Eu não acho que dê para comparar livro e filme pq eles são bem diferentes, depois da metade do livro não tem quase nada parecido com o filme.

    ResponderExcluir
  5. Não li ainda, mas esperava que o livro fosse com bem muita comédia. Acho que não vou ler só por causa disso.
    Estou a procura de comédias agora.

    ResponderExcluir
  6. Não tenho vontade de ler esse livro. Ela não me agradou nem a sinopse nem a capa, e como sou de comprar livro pela capa, esse eu não compraria.
    Talvez vejo o filme.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não tenho muita vontade de ler esse livro!
    já vi os filmes e não me agradaram muito, achei a personagem bem sem graça! Mas, quem sabe um dia...

    Beijos,Tahis
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho esse livro faz muuuuuuuuito tempo, mas ainda não li.. Acho que ganhei de presente, não lembro..
    Gosto bastante dos filmes, e adoro a atriz que faz a Bridget.
    Um dia pretendo ler o livro ainda e tirar minhas conclusões!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ao contrário de vc eu já vi o filme, mas, não li o livro... rsrs
    Eu achei o filme bem legal, principalmente pq Daniel e Marc Darcy, sõa respectivamente Hug Grant e Colin Firth, 2 atores que amo... rsrs
    Tbm já ouvi esses comentários de que o filme é melhor do que o livro, mas ainda não tirei minhas conclusões.

    Bjok

    ResponderExcluir
  10. Amo os filmes e quero o livro. É caro, apesar da edição de bolso sempre estar na promo, mas não curto edição de bolso. Então estou tentando uma troca no skoob por ele KKKK Mas difícil, queria novinho =(

    ResponderExcluir