Resenha: O Livro do Amanhã

Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368
Avaliação: ☆ ☆ ☆ ☆ 

"Como seria se soubéssemos o que o amanhã nos reserva? Nós o consertaríamos? Será que conseguiríamos?"

Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.



Minha Opinião:

  O Livro do Amanhã é um lançamento de fevereiro da Editora Novo Conceito. Mais um livro da Cecelia Ahern, autora esta do Best Seller P.S Eu Te Amo, sendo o mesmo já adaptado para o cinema, e autora também de A Vez da Minha Vez.
   Tamara Godwin é uma garota de 16 anos que se encontra em um momento crítico de sua adolescência. Acostumada a ter tudo do bom e o do melhor, Tamara sempre foi esnobe, a clássica menina rica. Tinha de tudo e pouco ligava para o resto. Como “defesa” ela sempre foi chata, do tipo brigona com seus pais. Seu mundo perfeito vira de cabeça para baixo quando seu pai se suicida. Afundada em dívidas elas tem que se mudar para a casa de Arthur, em uma cidade interiorana.  Morar no “fim do mundo” não era o desejo de Tamara, mas o que fazer se morar com seus tios foi à única opção que restou? 
   Sua mãe Jennifer encontra-se em um lastimável estado de depressão. Tamara se sente péssima ao analisar os fatos sobre sua vida. Como companhia ela tem o tédio, o terrível nada para fazer. Em um dia, um ônibus diferente para em frente a sua nova casa. É uma biblioteca itinerante, ela conhece Marcus um cara fofo. Ela não gosta de ler! Entretanto ela se vê atraia por um volume, uma obra que não possui nome ou autor, um livro trancado! Ela o toma emprestado.

   Perto de onde esta morando existe um antigo castelo, as ruínas do que um dia foi um belíssimo castelo, paredes que tivera tudo consumido pelas chamas no grande incêndio. Tamara sente uma “afinidade” pelo castelo e gosta de passar horas sentada nos decadentes degraus.  É aqui que ela descobre o que o livro esconde, é um diário. Um diário que possui a sua letra, narrando acontecimentos do dia seguinte. Após duvidar de sua sanidade ela comprova que o diário tem razão e os acontecimentos acontecem como descritos. E agora, saber o futuro do amanhã pode ser um farto, será possível mudar o amanhã?

"- Páginas brancas à espera de serem preenchidas! - continuou com aquela voz maravilhosa.
- Que emocionante! - Revirei os olhos. 
- Mais emocionante que um já preenchido, pois você, sem a menor dúvida, não poderia usá-lo. 
- Então, eu poderia lê-lo. Daí se chamar livro - respondi irritada e mais uma vez senti que esse lugar me decepcionava. 
- Preferiria que lhe dessem uma vida já vivida também, Tamara? Desse modo você pode relaxar e observá-la. Ou preferiria você mesma vivê-la? - perguntou, com um sorriso nos olhos" 

   Nunca li nada da autora, mas estava com grandes expectativas. O Livro do Amanhã se iniciou de forma normal, em um ritmo normal. Tamara a princípio se mostrou uma adolescente irritante, mal agradecida. Até a metade do livro acompanhamos suas reflexões, compreendemos o seu dia-a-dia, sua história. E começamos a enxergar uma garota diferente da apresentada a principio. Compreendemos o enredo. As coisas ficam realmente interessantes quando Tamara descobre o livro e o seu poder, após ficamos ávidas por descobrir e entender o “livro do amanhã”. 
   O livro possui bons personagem, como a irmã Ignatus a freira de mais de 70 anos com espirito jovem. A Roseleen, mulher de Arthur, a neurótica dona de casa. E Tamara com seu jeito sarcástico de ser, ela teve um amadurecimento impressionante.
   É um enredo interessante, mas que apesar de tudo ainda sinto que faltou algo, não sei. Talvez ache que os acontecimentos do final se desenrolaram de forma muito acelerada, foi um pouco difícil acompanhar e compreender tudo no final. Mas independente disto é um livro muito bom. ^^
"Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso. Penso em livros de forma muito diferente agora"
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Só li PS Eu Te Amo desta autora e amei!!! Quero muito ler este livro, parece ser uma história bem marcante, adorei sua resenha!!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Esse já tinha visto resenha em outro blog,sempre me dá vontade de lê-lo :)

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler O Livro do Amanhã, mesmo sabendo que não agradou a todo mundo né. Na verdade é bem complicado ter esse algo a mais, o problema é que se não tem a gente desanima da leitura, ainda bem que você foi persistente. Quem sabe algum dia ele entre em promoção, UHAUAU.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  4. Já tive muita vontade de ler este livro, mas depois de algumas resenhas acabei desanimando um pouco para solicitar-lo. Amei sua resenha!

    Beijos,
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih!

    A história parece bem intessante e me deixou curiosa. Pena que você não gostou tanto do final. Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade. Gostei muito da sua resenha e dos pontos positivos e negativos que citou.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da história e da resenha... fiquei bem curiosa a respeito do que Tamara descobre nesse livro, embora não tenha gostado nada nada do perfil do personagem =/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!, belo blog amei sucesso, Deus seja contigo, já estou te seguindo
    OBRIGADO PELA VISITA.
    Curta e participe do meu blog e fan page.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Só li um livro da autora que foi "P.S Eu Te Amo" e eu adorei a narrativa. Desde o lançamento estou querendo ler esse livro, adorei a capa, e a história me interessou bastante, sua resenha está ótima e só me deixou mais curiosa para saber mais sobre esse tal livro!

    Beijos,Tahis.
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A maioria das resenhas que li reclamaram do começo devagar, é bom ler uma opinião diferente. Tenho o livro, mas ainda não consegui ler, espero fazê-lo logo.

    ResponderExcluir
  10. ainda não li esse livro, mas ele já está na minha lista de leitura. Me falaram que ele é meio devagar, mas cada um tem a sua opinião....

    ResponderExcluir
  11. Não li nada da autora ainda, mas venho namorando esse livro há um bom tempo!
    Quero muito ler e descobrir a história do amanhã da Tamara :D

    ResponderExcluir
  12. Saber o que vai acontecer no futuro deve ser incrível!
    Esse livro está na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  13. Comprei esse livro essa semana..
    Estou ansiosa para ler *-*
    Gostei da resenha..

    ResponderExcluir
  14. Eu achei bacana o tema do livro... Ao mesmo tempo que é um assunto que inspira curiosidade, eu por exemplo, não consigo imaginar viver um dia que você já sabe tudo o que vai acontecer, acho que isso deixaria a vida sem graça... rsrs
    Mas fiquei curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  15. Não li nada da autora, mas alguns amaram outros criticaram. Quero ter minha opinião em breve. Não sei se esse é o melhor da autora para eu começar a ler, fico na dúvida =(

    ResponderExcluir