Resenha: A Elite

#2
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Número de páginas: 360
Avaliação: ☆ ☆ ☆ ☆ 

A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.
Minha Opinião:

   A Elite é o segundo livro da série A Seleção e sinceramente, quem não leu ainda pelamor, corre para ler! \o Ahh e antes de ler A Elite, é legal vocês lerem O Príncipe que é um pequeno conto narrado pelo Maxon e ele pode ser baixado gratuitamente no site da editora Seguinte.

   A Elite segue – em partes – a mesma linha do primeiro livro. A Seleção inicialmente contava com 35 garotas e agora restam apenas seis incluindo America, que estão cada vez mais empenhadas em conquistar o coração do príncipe. A disputa está se tornando cada vez mais difícil para America, sua aproximação com Maxon se tornou algo a mais e o que começou como uma amizade se transformou sem esforço, em um sentimento muito mais forte. Mas engana-se quem pensa que esse envolvimento entre os dois esclarece alguma coisa, pelo contrário, apesar da certeza desse sentimento America fica ainda mais perdida e no fundo ela sabe exatamente o que quer, mas ao mesmo tempo o medo de deixar sua zona de conforto a impede de tomar uma decisão definitiva. A relutância de America em escolher entre seu primeiro amor Aspen – que se tornou soldado real e fica constantemente no palácio mexendo com as emoções dela – e o príncipe Maxon, faz com que ela meta os pés pelas mãos em vários momentos. Em certas situações nós até entendemos os conflitos da personagem, ela sabe que ao aceitar Maxon ela também vai está aceitando a coroa e todas as pressões, responsabilidades e a obediência que usar essa coroa exige, e ao contrário de América, o príncipe já deixou muito claro que ela é sua primeira escolha e que tudo só depende dela tomar uma decisão logo. Porém quando a gente acha que ela finalmente vai se posicionar, ela pede mais tempo – aos dois ‘pretendentes’ – e acaba não dando uma resposta concreta a ninguém e isso só vai dificultando a “solução” desse triângulo amoroso... 

   O amadurecimento na escrita da autora é notável tanto na nova face que ela dá a alguns personagens quanto nas reviravoltas e surpresas incríveis que ela nos apresenta, quem pensou que A Elite continuaria como uma leve história amorosa engana-se completamente, as coisas são muito mais intensas que isso! Nós conhecemos a história, a origem de Illéia mais a fundo e os motivos que levaram as castas a serem criadas e consequentemente ao modo que o povo de Illéia vive hoje, enxergamos os reais interesses e a política por trás da Seleção e tem os ataques dos rebeldes ao palácio que estão cada vez mais frequentes e violentos, e nós começamos a entender que esses ataques não são gratuitos ou motivados por uma simples raiva, na verdade percebemos que existem outros interesses e segredos sombrios por trás deles. Kiera conduz a história de forma surpreendente e brilhante, adorei cada detalhe que foi criado e explorado no livro. *-* Eu só acho que o fato da narração ser em primeira pessoa nos deixa com uma visão limitada sobre o que realmente acontece no palácio, sobre as invasões dos rebeldes entre outras coisas que acabam ficando sem explicações claras porque a gente só enxerga a história pelos olhos da protagonista.

   Apesar desse chove não molha da America, suas indecisões e atitudes egoístas que me irritaram bastante, eu ainda continuo gostando dela e do seu senso de justiça, humanidade e seu temperamento genioso, principalmente quando ela lasca um tapa daqueles na cara da Celeste, o que eu adorei porque era exatamente o que eu queria fazer! haha’ e tem os demais personagens que ganharam mais destaque nesse livro, alguns se revelaram com uma personalidade que me surpreendeu, mas que serviu para dar mais gás a narrativa e cada um deles contribuiu de forma muito significativa para o desenrolar da história. Adorei conhecer melhor as outras garotas, torci e quase chorei por algumas (quem leu deve saber sobre quem exatamente eu estou falando) e até Celeste, a vilã do primeiro livro está um pouquinho – só um pouquinho mesmo – mais tolerável nesse. O príncipe também foi uma surpresa a parte, algumas atitudes dele me fizeram questionar sobre quem realmente é Maxon Schreave, mas ele ainda conseguiu se transformar em um dos meus personagens favoritos.

   Adorei A Elite e gente que capa linda é essa? Maravilhosa! A história é instigante, envolvente e te cativa sem nenhum esforço, foi além do que eu esperava me surpreendi – muito – ri, e fiquei com o coração na mão em vários momentos... :/ Estou apostando alto no próximo livro e tenho certeza que todas as surpresas de A Elite irão servir para fechar essa trilogia com chave de ouro. Mal posso esperar! *o*

“Você tem alma de líder, America. Você tem uma boa cabeça; tem vontade de aprender; tem ainda o que talvez seja mais importante: compaixão. Isso é algo de que esse país carece mais do que você imagina.
Se você quer a coroa, America, aceite-a. Aceite-a. Porque ela deve ser sua.”


Ah e caso alguém queira saber, sou Team Maxon! ;)


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Concordo que a capa é linda. Aliás, foi exatamente a capa que me chamou a atenção para essa série.
    E os comentários são bem positivos, não encontrei quem não gostasse dos livros até agora.
    Particularmente, espero pelas resenhas para decidir ler ou não um livro - a não ser aqueles q eu preciso conferir, independente das críticas.
    Fico especialmente interessada nessa série pq sei q a continuação atende às expectativas, q a autora mantém o interesse na trama. Eu quero!

    ResponderExcluir
  2. HA! Eu preciso deste livro, só depois que eu o tiver é que vou começar a ler. Linda resenha, só me deixou mais desesperada... Thanks.. ¬¬ kkkkkk

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso ler a série e o livro a parte também. A capa é realmente um show à parte, maravilhosa. E a história parece muito cativante, assim como os personagens e seus dilemas (que apesar de parecerem meio irritantes por vezes, são parte importante). É bacana quando o segundo volume surpreende positivamente. Eu tenho super "medo" do segundo tirar o brilho do primeiro, mas fico feliz em saber que não é o caso.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Como eu amo! A Elite se destacou pra mim, teve bem mais da parte realmente distopica e sobre a historia do pais. America por outro lado estava taaaaaaaaaaaaaao chata. Um porre!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é linda mesmo. Quero muito ler essa série, mas estou esperando o último sair. Gostei do livro trazer mais sobre questão política, ajuda a entender melhor a sociedade e a atitude dos personagens.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Como disse na resenha de " A Seleção" a capa da série é linda e esse segundo livro não deixou a desejar! Não li a resenha toda para não pegar spoiler do primeiro! Não vejo a hora de começar a ler essa série, só vejo comentários positivos!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blospot.com

    ResponderExcluir
  7. Mais uma resenha positiva que esta me deixando com vontade de ler a serie hahaah, o que me chama a tenção tanto em A Seleção quanto A Elite é o enredo, por se tratar de um rallity show.

    Bjns


    Último post do blog - Reflexões de aniversário

    ResponderExcluir
  8. Hahaha vc tbm leu rapido a sequencia, né...
    eu ameiii esse livro e tinha muita expectativas em relação a ele..
    muita gente ficava comentando da raiva q sentiam do Maxon... mas apesar d td eu nao senti nada.. eu adoro ele sempre! hahahah
    eu tbm nao entendo pq algumas pessoas ainda nao o leram.. é muitooo bom!

    Agora vamos deitar e esperar chorando o 3 e ultimo livro, pq convenhamos q PROMETEEEEEEE!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não me aventurei no mundo distópico e quando começar será através dessa série.
    Gostei da premissa e as resenhas lidas, na maioria, foram bem positivas.
    As capas, tanto do primeiro volume como desse, são bem bonitas!

    ResponderExcluir