Resenha - Um Dia

Autor(a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 416
Avaliação: ☆ ☆ ☆ ☆ 

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


Minha Opinião:

   Um Dia, livro que eu não conhecia, porem certo dia recebi o livreto com o primeiro capitulo da história, sem algo para fazer resolvi ler, este primeiro capitulo se mostrou interessante e peculiar a sua maneira, e logo após me vi desejando o livro, do qual tive a oportunidade de ler, muito tempo depois através de um viajante. Entretanto é um livro que desejo ter na minha estante. Permanece na minha listinha de compra ;)

"Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que você procura esta bem na sua frente."

   Uma história realista, pois os fatos ocorrentes poderiam acontecer comigo, com você, com todos. Em uma festa de formatura da universidade Emma e Dexter se conhecem e passam à noite juntos, um dia agradável, porem eles sabem que no dia seguinte cada um vai seguir um caminho diferente, um rumo diferente. Pode ser que ambos se cruzem, ou não. Esta perspectiva não parece agradar a ambos. Apesar de serem pessoas diferentes, sendo Emma uma protagonista de ideias, lutadora, porem simples e muitas vezes ingênua. Dexter é o típico universitário rico, popular, que sonha com uma carreira de sucesso e sabe do poder que exerce com as mulheres. As personalidades diferentes se completam se certa forma. E naquela festa do dia 15 de Julho de 1988 nasce uma grande amizade que vai levar anos.


“ 'Estou brincando' é exatamente o que as pessoas falam quando querem dizer cada palavra.”

   A narrativa dos fatos é feita de uma maneira totalmente diferente da convencional. Cada capítulo narrando o 15 de Julho dos anos seguintes daquela festa de formatura. Desta forma podemos ver o desenvolvimento dos protagonistas. As conquistas, as derrotas. O 15 de Julho pode narrar acontecimentos importantes, ou somente a vida cotidiana de cada um. Como é a vida, novos personagem entram e saem. No final de cada capitulo sempre há algo que vai ficar na incógnita, pois o que será que aconteceu no dia seguinte? Entretanto o próximo capítulo sempre tira essas dúvidas, não de forma direta, mas sim subliminar, nos devaneios. O autor fez um perfeito encadeamento de fatos, de um jeito que responde todas as suas dúvidas. Não somente dos personagens principais, mas também dos secundários.

“- Então, o que aconteceu com você?- Vida. A vida aconteceu.”

   O livro me surpreendeu, realmente adorei. A realidade de Um Dia o transforma em algo marcante, perfeito. Chorei muito no final. Não ha uma melhor palavra que descreva Um Dia senão: Realidade!
Recomendo!

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar um presente para o resto da vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada.'' 

Não deixe de Comentar ;)

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Todo mundo fala muito bem de Um dia, eu estou com meu exemplar aqui e estou só esperando ter um tempo para ler com as expectativas lá em cima! Espero me surpreender como você!

    ResponderExcluir
  2. Espero sinceramente que vc curta a leitura tanto quanto eu curti ;)
    E Muiiito obrigado pelas visitinhas *-*


    Bjus

    ResponderExcluir