Cinebooks #6 - O Menino do Pijama Listrado


O Menino do Pijama Listrado – John Boyne
 O Livro:
Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia. Das Letras
Edição: 1

Ano: 2007
Idioma: Português 
Especificações: Brochura | 192 páginas
Sinopse: 
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.



* Trecho do livro:
"Ele olhou para o menino e pensou em perguntar por que ele estava tão triste, porém, hesitou, achando que poderia ser falta de educação. Bruno sabia que às vezes, quando a pessoa está triste, não gosta de falar a respeito; às vezes acaba contando do que se trata por conta própria e às vezes não para de falar nisso durante meses, mas naquela ocasião ele pensou que seria melhor esperar antes de dizer qualquer coisa. Havia descoberto algo durante sua exploração, e agora que estava finalmente conversando com uma das pessoas do outro lado da cerca pareceu ser uma boa ideia aproveitar ao máximo a oportunidade."
“Você é meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda”.

O Filme: 
Ficha Técnica:
Diretor: Mark Herman
Elenco: Vera Farmiga, David Thewlis, Rupert Friend, Richard Johnson, Sheila Hancock, Jim Norton, Asa Butterfield, David Heyman, Jack Scanlon, Cara Horgan, Amber Beattie, Iván Verebély, Gábor Szebényi
Produção: David Heyman
Roteiro: Mark Herman
Fotografia: Benoît Delhomme
Trilha Sonora: James Horner
Duração: 93 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Estúdio: Miramax Films
Classificação: 12 anos


Sinopse: 
Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz, não vai mudar nada.
Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.


Trailer:


Minha Opinião o/

Sensacional. Essa é a palavra que descreve o livro e o filme, e tenho que admitir a versão cinematográfica ficou perfeita! O livro conta a história de Bruno, um menino de 9 anos que vive alheio em um cenário triste e cruel que é a Segunda Guerra Mundial.
O pai dele é um dos oficiais direto de Hitler e por isso “precisa ficar a frente” de um campo de concentração, e obriga a sua família a se mudar de Berlin para um local próximo a esse campo. Bruno que quer ser explorador quando crescer logo começa a conhecer os locais próximo a nova casa e assim ele conhece Shmuel, um garoto da sua mesma idade que usa um estranho pijama listrado. Com a inocência de duas crianças, eles logo se tornam melhores amigos, e essa amizade determina o destino de suas vidas.
Eu tenho que dizer, é triste. Tanto o livro como o filme, eu chorei demais gente, é tão cruel e ao mesmo tempo tão puro que não tem como a história não te comover. O livro é bem curtinho, creio que esse foi o motivo da adaptação ter ficado tão boa, os detalhes essenciais estavam no filme de maneira certa, sem faltar nada. O final.. se preparem para o final (de ambos, lógico :D) o final é surpreendente.. chocante.
O livro e o filme são perfeitos. Te emociona, te faz pensar e até te faz ri em alguns momentos. Sem dúvidas, vale muito a pena. (:
Tem resenha dele no blog, para ler só clicar aqui.

Beeijos ♥
Livs (:






Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. São em livros como esse que eu sinto vontade de reler. Pois a primeira leitura foi feita em momentos que eu não dei a devida atenção, não dei o devido valor que livros como esse nos cobra.
    E confesso que não sabia da adaptação para o cinema, fiquei interessada ;)


    Bjs Lívs, adorei o post ^^

    ResponderExcluir
  2. Helanaohara04/11/2012 20:39

    O livro tanto o filme são perfeitos.
    Gostei de ver na tela os personagens, creio que o elenco ficou muito bom!
    E simmmmm chorei muito.

    ResponderExcluir
  3. natalia vieira04/11/2012 21:43

    Bonjour ;))

    Até o momento eu assisti apenas ao filme, mas quero muito ler o livro. Já me falaram que o livro é tão mais forte que o filme, acho que sói não comprei ainda por ele ser bem carinho.

    Kisses :*

    Natalia - ELL

    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bily Pretonobranco05/11/2012 00:56

    Oiii Gih!
    Adorei o post, sou louca por esse filme e apesar de nunca ter lido o livro imagino quão sensacional ele realmente seja. Adorei a sua resenha linda.
    Beijo, já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Bily!
    Obrigada pelo coments e por seguir ;)
    E os créditos são da colunista Lívia que fez o post.
    Se tiver um blog, só deixar link que sigo de volta ;)
    Bjs

    ResponderExcluir